MBTI

domingo, 25 de janeiro de 2015


 Então, quem já ouviu falar de mbti?
 Sigla para Myers-Briggs Type Indicator, essa classificação determina 16 tipos de personalidades, divididas em quatro grupos, baseadas no modo como você interpreta e reage às informações que o mundo te traz. Absurdamente preciso, sua análise abrange praticamente tudo - desde como você lida com situações de conflito até pequenos hábitos diários que todos temos. Para quem quiser descobrir o seu, aqui vai o teste (btw, recomendo que, se puder fazer a versão em Inglês, faça. o resultado vem com uma descrição bem mais completa)
 E, como dá para deduzir, alguns já fizeram tal classificação para personagens (caso queiram conferir, aqui tem uma boa lista) E, claro, eu não resisti a fazer dos meus. Aqui vai a lista de personalidades que aparecem em Garnet e - bônus! - em Aquamarine, seguidas de uma breve descrição (traduzidas livremente desse site).

Guardiões

ISTJ

"Sérios, individualistas e cuidadosos, os ISTJs gostam de planejar, programar e alcançar a realização em uma sequência lógica e linear. Qualquer desvio do plano seria questionado e deve ser convencido dos méritos de tal. O ISTJ é essencialmente a engrenagem, aquele trabalhador por trás das cenas que faz tudo acontecer. Concentração, determinação e persistência resumem como ISTJ lida com o trabalho e a vida. Espontaneidade e flexibilidade não são de muita importância para ISTJs."
 Exemplos nos livros: Nicholas, Katrina, Nick


ESTJ

"ESTJs tem pouco tempo para qualquer coisa etérea, vago ou conceitual, preferindo fatos, figuras, planos e procedimentos. Esses são aqueles que se orientam pela ação, vão diretamente ao que importa e chegam rápido à conclusão, tomando a rota menos sinuosa. A força de ESTJ é o desejo - e a habilidade - de adotar uma posição decidida, assumir o controlar e ter o trabalho feito."

 Exemplo nos livros: Elise


Exploradores

ESFP

"Os ESFPs são interessados em pessoas e experiências e nutrem antipatia por regras e rotina. Justificam a visão de que sua razão de existir é trazer harmonia, simpatia e dar suporte às vidas alheias dizendo "Eu simplesmente tinha que fazer algo para ajudar". Suas palavras-chave são "fazer" e "ajudar", e são carinhosos e práticos em mesmo nível. Os ESFPs tem a habilidade de fazer os outros sentirem-se especiais. Realistas e práticos, ESFPs vivem no aqui e agora, preferindo levar a vida com a visão otimista de que está destinada a ser boa (se não agora, há sempre o depois!)"

 Exemplos nos livros: Amanda, Raphael


Analistas

INTJ

"Imaginativos, rápidos e criativos, INTJs são intelectualmente curiosos e podem compreender problemas e informações complexas, analisá-las rapidamente e encontrar soluções. Eles são os estrategistas solucionadores, preferindo ver o quadro completo e sempre se colocando em alto nível. Aproximar-se de um INTJ levará certo tempo, e eles não costumam envolver outros quando precisam decidir algo. Isso pode fazê-los parecerem deslocados, mas é porque o processo de chegar à conclusão - e mesmo analisar as informações - acontece dentro de suas mentes, mesmo que isso deixe os demais de fora."

 Exemplo nos livros: Archie


Idealistas

ENFP

"Amigável com infinita energia, o ENFP é o coração de onde quer que estejam, orientado pelo futuro, sempre mirando o muito além do óbvio, e mesmo enxergam coisas que outros falham em captar. Eles são movidos pelo novo e tem uma curiosidade insaciável, os trazendo constantes mudanças de humor e/ou opinião, além de fazê-los estimulantes e entusiasmados. Contudo, ter muitos interesses pode significar que, às vezes, ENFPs terão problemas em manter todos, ou em priorizar e focar em uma só tarefa, especialmente se algo interessante é iminente. A rotina e os detalhes entediam o ENFP que sempre quer vida, trabalho e parte social se fundirem em um estimulante ambiente com infinitas possibilidades de dividir com os demais."

 Exemplos nos livros: Allan, Erika, Alice


ENFJ

"Os ENFJs são orientados pela ação, mas centrados nos demais, procurando e fazendo conexões entre as pessoas. São excelentes para manter as pessoas unidas, assumindo o controle e mantendo a certeza de que tudo está planejado, programado e organizado, e que todos estão felizes com isso. São ótimos para troca de informações, ligados no que outros querem, e são queridos e populares com seus colegas. Tem um senso inato do que é necessário e podem genuinamente fazer os demais se sentirem realmente especiais. Conseguem fazer malabarismos com diversas atividades e tarefas ao mesmo tempo, dificilmente falhando em alguma, e sempre certo de que cada uma delas tem a quantidade correta de atenção e cuidado."

 Exemplo nos livros: Samantha


INFJ

"Gentis e preferem ficar de fora do holofote. INFJs trabalharão com afinco por trás das cenas para manter a harmonia, mas também são muito independentes, tanto em pensamento quanto em sua opinião, e não terão rodeios para na defesa de seus valores e dos oprimidos. Sinceros e responsáveis, INFJs geralmente se veem numa missão, e eles tomam isso com muita seriedade. A visão de INFJs são muito pessoais, construídas durante um bom tempo, então qualquer coisa que possa ser percebida como questionamento a seus valores pode ser lidada de maneira direta, surpreendendo àqueles que apenas viram seu lado quieto."

 Exemplos nos livros: Julie, Luana


INFP

"Para o INFP, vida é uma busca por significado e harmonia, e seus valores pessoais são muito importantes para eles. Isso significa que é essencial para o INFP que suas crenças e ações estejam em completa sincronia todo o tempo, sendo raro tomar qualquer ação que seu coração não acredite como certa. Ainda assim, há um lado enérgico e guerreiro que surpreenderia mesmo quem o conhece bem. Quando um valor ou crença pessoal é pisado, o INFP pode se tornar estranhamente firme em sua fala - ainda que o que acredita seja tão bem escondido que os demais nem percebam o que fizeram para causar isso."

 Exemplos nos livros: Lina, Nathan, Danilo


 E então, gostaram? Concordam, discordam? Tem algum personagem do mesmo tipo que o seu?
 Particularmente, fiquei surpresa com alguns resultados, mas buscando a fundo acabei por concordar com todos. E muito feliz estou por ser do mesmo tipo do Natani e do Dan <3

3 comentários:

Giulia F. Ferreira disse...

Hey! INFJ aqui.
Olha, eu só fiz esse por conta de você e chego aqui para descobrir que há duas personagens (que eu conheço pouco ainda, mas é um mero detalhe) com o mesmo tipo que eu! <3
Não sabia que era mais completo e inglês e acabei fazendo e português mesmo, mas a preguiça aqui para ler a descrição em inglês bateu com força. No futuro, quem sabe. HEhe
E o NicoL! ISTJ <3
Preciso deixar mais claro que fui ler a descrição do tipo dele apesar da preguiça de ler a própria em inglês. UEhueuheuh.
Vou ali caçar pra ver se estou devendo algum comentário. E faça esse blog andar, menina!
;)

Unknown disse...

Segundo um site que consultei há alguns anos, me encaixo no perfil INFP. É considerado um perfil de poetas, rs.
Estar em harmonia com o ambiente ao redor é de fato muito importante. Ficar perto de qualquer pessoa irritadiça ou autoritária perturba facilmente meu estado de espírito.
Mas tenho um lado enérgico que, devido a uma introversão natural, somente aparece com muito raridade.
Segue um site onde é possível fazer o teste: http://www.typefinder.com/test/type-finder-personality-test

Sarah Frost disse...

"E muito feliz estou por ser do mesmo tipo do Natani e do Dan <3" porque quem liga para a Lina aheuaheuaheuaheuaheua :v
Alguns deles eu fiquei meio "really? are you sure?", mas pensando bem, todos se encaixam. Só que alguns deles apresentam mais claramente alguma característica do que outro do mesmo tipo.
De qualquer forma, tudo fez sentido. Fico surpresa como esse teste sempre acerta, mesmo sem perceber isso de cara (parece até que sabe mais sobre nós do que nós mesmo o_o).
Também vou fazer isso com os meus personagens porque, além de satisfazer a curiosidade, também ajuda a ter uma visão melhor deles. Pelo menos pelo que eu vi até agora xD afinal com esse post eu consegui entender melhor cada das personagens que você especificou. É mais fácil imaginar algo que cada um faria e que nunca faria em uma determinada situação.
Ótimo! Adorei :)

Postar um comentário